Desde 2015 o número de estrangeiros que buscam pelo Brasil para fazer intercâmbio vem aumentando consideravelmente, segundo o Governo do Brasil. Sabemos o quanto a troca de experiências com outras culturas é enriquecedora – principalmente para o âmbito profissional. Por isso, recebemos três intercambistas aqui na PoaTek IT Consulting.
Daniela Bello (25), Ricardo Flores (22) e Milena Reynalte (23) vieram respectivamente da Colômbia, México e Peru para um intercâmbio que dura cerca de dez semanas. Alguns encerrando a graduação, outros com ela já concluída nas áreas de comunicação e administração. Mas todos com um mesmo objetivo: ampliar seus conhecimentos e aprendizados.
Veja também: Equipe PoaTek inicia 2018 com ponte aérea POA – Flórida!
A psicóloga e diretora da empresa Fundamenta RH Priscila Troitino, em entrevista a HotCourses, explicou a razão das empresas (e do mercado em geral) valorizarem currículos com experiências interculturais.
“Durante o período de intercâmbio, o profissional vive experiências diversas que o fazem aprender competências essenciais para o mundo corporativo. Pode-se citar a resiliência, a necessidade de adaptar-se a diferentes situações e aprender a lidar com diferentes culturas além de estar a maior parte do tempo sob pressão.”
Entenda a importância do profissional de RH e acesse dicas para seu currículo
Sempre incentivamos nossa equipe a explorar outras culturas e abrir nossas portas para receber intercambistas está sendo uma experiência incrível para toda a equipe. Confira o que eles contaram sobre como está sendo sua passagem em Porto Alegre (RS/BR) e na PoaTek.
Assim sintetiza Daniela Bello, que ficará conosco 10 semanas na capital gaúcha. A colombiana aprendeu português com professores brasileiros e, há quatro anos, morou na Austrália. Mesmo assim, ela explica que foi desafiante e “muito legal trabalhar numa empresa onde posso falar em espanhol, inglês ou português”.
Já Ricardo Flores acrescenta outro tópico:
“Na verdade estou impressionado com essa experiência por causa da oportunidade de desenvolver tanto minhas habilidades da área de comunicação como a experiência de conhecer um novo país e aprender a língua. Na PoaTek todos falam inglês, então me sinto mais seguro, porque de alguma forma eles podem me entender e eu posso desenvolver e aperfeiçoar mais o meu inglês.”
Entre os desafios de se trabalhar fora do país estão a comunicação, o receio de não atingir o seu melhor e até não se habituar com outra cultura. Mas esse depoimento da Milena Reynalte nos faz crer que estamos contribuindo para superar essas expectativas – e isso nos deixa muito felizes.
“Sobre PoaTek posso dizer que é um espaço em que não só encontrei profissionais de qualidade, mas também pessoas que todos os dias ensinam do conhecimento técnico para valores como bondade, respeito e companheirismo. Como experiência, a equipe Poatek fez todo o possível para torná-la a melhor – até aprendi a jogar FIFA com os meninos!
Embora ainda haja algumas semanas para terminar o intercâmbio, eu já me sinto nostálgica por saber que isso terminará em um piscar de olhos. Não tenho dúvidas de que eles vão muito longe e espero encontrar os PoaTekers novamente.”
Quer ter essas experiências e entender como é ser parte do #TeamPoaTek? Confira nosso post de como funcionam os Estágios de TI na PoaTek ou confira diretamente nossas oportunidades disponíveis!