Nesse blog post, gostaria de dar algumas dicas sobre como publicar seu primeiro app Android na Google Play Store. Meu objetivo é utilizar essas informações como forma de ajudar e/ou motivar desenvolvedores(as) mobile que nunca publicaram na loja a se prepararem e se organizarem para sua primeira publicação.
O primeiro passo para publicar seu primeiro app é encontrar uma motivação para isso. Apesar de o processo ser simples ele ainda é trabalhoso e existe um investimento monetário para criar sua conta de desenvolvedor. Sendo assim, pense se isso faz sentido no seu momento atual.
Minha motivação pessoal foi iniciar o processo de criação de um portfólio e a ambição de, no futuro, conseguir publicar algo que me traga uma renda extra. Eu quero construir um portfólio de projetos publicados ao invés de simplesmente ter diversos projetos locais incompletos ou no Git que eu simplesmente utilizei para alguns estudos e/ou cursos, mas acabei nunca finalizando ou dando um “acabamento”. Além disso, apesar de eu estar trabalhando com Android por um tempo e já ter publicado diversos apps na empresa em que eu trabalho, eu percebi que nunca havia publicado um projeto pessoal, o qual eu poderia chamar de meu quando mostrando para outros.
Agora que você decidiu que quer publicar seu primeiro app Android, o próximo passo é definir qual será a funcionalidade que o app irá oferecer.
Nesse ponto, não se preocupe em fazer algo inédito na Play Store. Existem inúmeros apps que fazem a mesma coisa e a cada dia que passa é mais difícil pensar em alguma coisa inédita. O importante é você ganhar experiência e desenvolver suas habilidades!
Se você não quiser simplesmente fazer um app com uma funcionalidade mais genérica, pense em como você pode misturar seus interesses pessoais em um projeto. Por exemplo, minha primeira publicação foi um app para ajudar jogadores de Chamado de Cthulhu (um RPG), por ser um jogo que eu gosto e costumo jogar com meus amigos.
Lembre-se que “feito é melhor do que perfeito”. Crie um MVP (Mínimo Produto Viável) de seu projeto, principalmente se ele for ambicioso e não tenha medo de colocá-lo na loja. Lembre-se: Você sempre pode (e deve!) melhorar seus projetos no futuro.
Com a ideia de app a ser lançado em mãos, você precisa criar uma conta de desenvolvedor Google. Para isso, você pode utilizar uma conta já existente ou criar uma nova para esse propósito. No meu caso, como meu objetivo é construir uma espécie de “marca” no futuro, eu optei por fazer uma conta separada da minha pessoal.
Para transformá-la em conta de desenvolvedor, o dono da conta precisará ter mais de 18 anos, aceitar os termos de uso da Google Play e pagar a taxa única de 25 dólares. Então, caso você queira ter uma conta de desenvolvedor se planeje com antecedência para fazer esse pagamento. Acredito que se sua meta é seguir carreira como desenvolvedor mobile, este é um investimento que vale a pena.
O processo de publicação não é muito complexo, e a plataforma de publicação irá lhe orientar em todos os passos. Porém, lembre-se de que existem diversos requisitos antes de publicar, e alguns deles poderão lhe tomar bastante tempo. Sendo assim, se você quer publicar algum app em um período específico planeje-se com antecedência .
Você irá precisar de materiais como descrição, nome, ícone, capturas de tela do app etc. Se você mesmo(a) for construir esses materiais gráficos lembre-se de não infringir nenhum copyright e dar créditos à outras pessoas sempre que necessário.
Siga as diretrizes da PlayStore e tenha cuidado com suas políticas de privacidade, termos, classificação de seu conteúdo etc. Caso você infrinja alguma política da loja seu app poderá ser retirado e, como consequência, perder suas notas, comentários, métricas etc. Em casos de infrações envolvendo privacidade pode haver consequências ainda mais graves caso os problemas não sejam corrigidos.
Muitas vezes a Google pode levar muito tempo para detectar algum desses problemas ou até mesmo nunca detectar em alguns apps menores., mas o ideal é sempre estar com tudo em ordem.
Ao publicar um app na loja ela estará disponível para qualquer pessoa com acesso à Play Store. Sendo assim, se você quiser que seu app um dia ganhe visibilidade (por bons motivos) mantenha um certo capricho no material e código que você está produzindo.
Por exemplo, todo projeto Android possui um id de aplicação único que identifica seu app na loja e aparece na URL da página de seu projeto. Então tome cuidado para não colocar o valor desse identificador em coisas como: com.hu3hu3hu3.projetochato ou com.testando.meuteste.final
Nunca deixe de lado seu senso de humor e criatividade, mas use isso com inteligência e profissionalismo.
E, claro, tente evitar erros de gramática e digitação, sempre revise seu material e/ou peça para algum(a) conhecido(a) dar uma olhada se você não estiver seguro(a).
Ao expor nosso trabalho publicamente é inevitável que em algum momento vamos receber críticas! Lembre-se que elas são de extrema importância para o nosso crescimento como profissionais. É a partir dos feedbacks dos seus usuários que você irá poder melhorar os seus projetos.
Muitas vezes uma característica de nosso aplicativo pode parecer incrível para nós, mas os usuários acabam não usando ou entendendo. É por isso que não devemos ter medo e nem desanimar ao ouvir um feedback negativo, afinal você sempre tem oportunidade de melhorar e lançar uma atualização na loja.
E para os comentários feitos simplesmente com o intuito de ofender e diminuir o seu trabalho, ignore-os e siga em frente com seu estudo e trabalho.
Claro que todos nós desenvolvedores e desenvolvedoras esperamos um dia criar algo que nos traga muito reconhecimento e um retorno financeiro. Porém, o mais importante de todo esse processo é que você se sinta satisfeito(a) e orgulhoso(a) com seu trabalho, independentemente do tamanho do público que ele atingir. Esse meu primeiro projeto, por exemplo, provavelmente não vai ter um número significativo de downloads, mas eu tenho muito carinho por ele e me sinto orgulhosa de mostrar para meus amigos.