A língua inglesa vem se tornando cada dia mais presente em nosso cotidiano, seja no trabalho ou em nosso momento de lazer. Palavras como feedback, meeting, call, like e share não precisam mais nem ser traduzidas, pois já estão no nosso vocabulário.
Aprender uma nova língua como o inglês faz com que você esteja mais integrado e até mesmo preparado. Você nunca perdeu uma boa oportunidade de trabalho por não saber se comunicar em inglês? Você nunca ficou com a aquela pequena vergonha de, em uma roda de amigos você ser a única pessoa que não entendeu uma referência por esta estar em inglês? Ou você nunca ficou chocado ao ver que sempre cantou uma música em inglês de forma errada ao descobrir a letra da música?
Tendo todos esses itens anteriormente citados em mente (e na verdade por eu mesmo já ter enfrentado muitos deles) que resolvi escrever esse blogpost.
Não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo para que possamos aprender inglês, mas existem ferramentas e dicas que auxiliam todos que estão nessa jornada. Com pequenas modificações ou melhorias no meu plano pessoal, você será capaz de dar o pontapé nos estudos da língua inglesa.
Como falei anteriormente, cada pessoa tem seus objetivos e ter isso bem claro em sua mente irá ajudar a não desistir ou até mesmo deixar esse plano de lado. Por isso precisamos sempre ter a nossa ‘bússola’ apontando o caminho certo.
Aqui é o momento de libertar o seu real motivo e ele pode ser qualquer um, desde poder entender completamente o significado das músicas da sua banda favorita, conseguir um trabalho melhor ou ser promovido no seu trabalho atual, ser capaz de se comunicar quando estiver de férias no exterior ou até mesmo para fazer bonito enquanto canta no chuveiro.
Na definição de um objetivo o que sempre funciona para mim é papel e caneta, realmente escrever bem grande e de forma clara em uma folha de papel. Para mim isso tem o significado do real ‘primeiro passo’, quando eu externalizo o meu objetivo em uma folha de papel ele se torna algo palpável, algo ‘real’ e possível de ser atingido.
Agora é a sua vez, procure seu objetivo principal, escreva em uma folha papel ou no seu computador, mas deixe isso em algum local para o qual você olhe ao menos uma vez ao dia, assim o objetivo está sempre fresco em sua mente.
Podemos comparar o aprendizado de uma nova língua como ir a academia, é algo que exige empenho, constância, foco e sem isso é bem difícil de chegar lá.
Ter o seu objetivo principal claro é fundamental, mas só ele pode ser algo frustrante. Você estuda incansavelmente, mas parece que nem uma evolução foi feita, não é mesmo? Por esse motivo os pequenos passos também são muito importantes nessa jornada.
Aqui, a dica também deve ser modificada e adaptada para que reflita a sua realidade.
Quando comecei a estudar utilizei diversos aplicativos diferentes, mas somente eles não me davam a sensação do progresso que mantinha motivado. Seguem alguns exemplos de pequenos passos que utilizei:
Esses são exemplos de pequenos passos reais que usei para iniciar os meus estudos, uso alguns deles até hoje.
Se você nunca teve contato com a língua inglesa, obviamente, você deve começar bem do início. Agora, se já teve algum contato breve com a língua, mas não sabe em que nível está, o que fazer? Existem atualmente diversas plataformas online que disponibilizam algum tipo de teste de nivelamento.
Algumas delas são:
Existem diversos outros testes disponíveis na internet, escolha o que lhe parece melhor e vá em frente. Esses testes podem e até devem ser feitos mais de uma vez, eles podem ser um excelente guia para medir o seu progresso.
Aqui vou relacionar algumas ferramentas que me ajudaram e ainda me ajudam a continuar estudando.
O Duolingo é atualmente a minha ferramenta/aplicativo preferido, contendo vários idiomas como inglês, japonês, francês e até klingon, a ferramenta introduz a língua de forma gradativa e descontraída.
A ferramenta conta também com várias formas de manter o engajamento do estudante, sendo algum deles o ranking semanal, onde o usuário disputa a melhor colocação entre outros usuários da plataforma. Outro item bem legal é o que a ferramenta chama de ofensiva, a ofensiva diz exatamente o que faz, conta quantos dias seguidos o estudante utilizou a plataforma (esse pode ser um dos pequenos passos, ‘atingir uma ofensiva de 50 dias.’), o que é muito útil na criação do hábito do estudo diário.
O Duolingo trabalha os três pontos principais da comunicação, escrita, escuta e a fala, enquanto outras ferramentas focam em apenas um ou dois destes itens.
No momento que escrevo o Duolingo conta com uma opção gratuita (com recursos básicos e anúncios) e uma versão paga na qual o estudante tem os anúncios removidos e uma série de outras funcionalidades, como o teste de progresso por exemplo.
Uma outra plataforma bem interessante é a Babbel. Bem similar com o que o Duolingo oferece a Babbel também explora os três pilares da comunicação (fala, escrita, escuta).
Contando com exercícios de arrasta e solta, flash cards (associação de uma imagem a uma palavra) e repetição de frases faladas é uma ótima plataforma para acelerar os seus estudos.
Você pode encontrar várias promoções e descontos para o plano anual da plataforma, atualmente o meu plano de telefonia móvel disponibiliza a plataforma de forma integral e gratuita.
Outra plataforma muito interessante para o aprendizado de uma nova língua. O Memrise atualmente tem apenas opções de plano pagos, mas você pode encontrar várias promoções de planos anuais que saem bem em conta (contratei em 2022 por R$ 75,00 o plano anual).
Assim como os concorrentes listados acima, o Memrise também trabalha com a fala, escuta e escrita do estudante. Na minha opinião os pontos fortes desta plataforma são as revisões rápidas, onde você tem um tempo limite para encontrar uma resposta, o uso de termos e jargões usados no dia-a-dia por nativos americanos e o estilo ‘Reels’, se você usa bastante o Instagram ou TikTok já está acostumado com a funcionalidade de vídeos curtos em que você arrasta para cima para ver o próximo vídeo, essa funcionalidade é exatamente igual, pessoas gravam dicas e jargões em inglês e a plataforma apresenta isso no formato mencionado, trazendo uma forma diferente e muitas vezes bem animada ao aprendizado.
Nem todo mundo consegue se manter focado ou motivado a usar uma plataforma (como as mencionadas) diariamente. Aqui vou listar outras formas bem legais que podem te ajudar a acelerar o aprendizado.
Quando precisamos aprender como fazer algo hoje em dia, não é mais tão incomum correr para o Youtube e pesquisar o que desejamos não é mesmo? Com a língua inglesa não é diferente. Podemos utilizar o Youtube, não somente para o aprendizado de novas línguas inclusive, para várias outras coisas também.
Alguns canais que sigo:
Encorajo você a pesquisar mais canais que possam ser do seu agrado e que tenham um conteúdo mais relevante de acordo com o seu nível atual de inglês.
Muito dos canais do Youtube acima também utilizam de podcasts para ensinar pessoas a aprender uma nova língua.
Podcasts são extremamente úteis, eles focam basicamente na escuta (alguns acompanham a audiodescrição que pode ser lida enquanto o podcast está sendo reproduzido), o que lhe ajuda a focar nessa área do aprendizado.
Outra grande utilidade dos podcasts é a liberdade que ele nos dá para realizar outras tarefas enquanto estamos ouvindo, como dirigir, arrumar a casa ou até mesmo no mercado enquanto fazemos as compras.
Seguem algumas dicas:
Por último tente encontrar um grupo de estudos para colocar em prática tudo aquilo que vem aprendendo, lembre-se a comunicação é uma via de duas mãos, você precisa compreender e ao mesmo tempo se expressar. Muitas pessoas que conheço apenas estudam, estudam e estudam, mas realmente não colocam em prática uma conversa real e isso é fundamental para que você seja capaz de externalizar tudo aquilo que aprendeu.
Assim como existem plataformas para o aprendizado básico da língua, existem outras que focam em conversação, entre elas estão o Italki, Cambly, Tandem e até mesmo o Omegle (configure para a região onde a língua que estuda é a língua nativa).
Como mencionei anteriormente, estas são as formas que eu identifiquei que mais funcionam para mim, você precisa encontrar quais delas te deixam mais engajado e quais delas te dão um melhor resultado.
Se você está lendo esse podcast até aqui, acredito que o primeiro passo para aprender uma nova língua já foi dado, mantenha o foco no objetivo principal, meça o seu desempenho através dos pequenos passos e o mais importante, curta a jornada!